>>>>>>>>>>>>>__________Produtos de Terceiros!!!

Delete

CD's, DVD's & Blu-Rays!!!

Delete

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Algumas Dicas à Respeito Das Lavadoras!!!

Máquina de lavar roupa é uma máquina projetada para limpeza de roupas, geralmente o termo é empregado para equipamentos que usam água como meio principal de limpeza. Consiste basicamente num recipiente que se enche de água e onde um sistema mecânico agita as peças de roupa a serem lavadas.

História

 

Antigo modelo de máquina de lavar roupa alemã

Várias tentativas de se conseguir uma máquina de lavar roupas eficiente, à partir da revolução industrial, foram bem documentadas, como um pedido de patente protocolado em 1691, um anúncio, em janeiro de 1752 na Gentlemen's Magazine, e outro pedido de patente de uma máquina rotativa em 1782, todas na Inglaterra.

Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século 20, é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de 1906, pela primeira vez, ao norte-americano A.J.Fischer, que detinha a patente embora não se possa afirmar que seja ele o real inventor.

  • Máquinas Modernas!!!

As máquinas contemporâneas são fabricadas em dois modelos basicos, com abertura frontal ou abertura superior. As com abertura superior, mais populares nos Estados Unidos, Austrália, Brasil e parte da Europa, recebem a roupa em um cilindro montado verticalmente, com um agitador central e tem a tampa por cima. As máquinas com abertura frontal, mais populares na Europa e no Oriente Médio, possuem um cilindro montado horizontalmente, sem agitador central, mas com a porta estanque e com visor de vidro.

Ambos os modelos tem a capacidade de lavar automaticamente, propelidos por motor elétrico, executando ciclos de lavagem, enxágüe e centrifugação pré programados de acordo com o tipo de roupa. O uso de componentes eletrônicos digitais atualmente substituem complexos sistemas mecânicos usados anteriormente para controlar a lavagem. Ligadas a um ponto de força elétrica, um ponto de entrada de água e uma saída para a água servida, com timer programável e depósito de sabão e amaciante, trabalham sem supervisão, lavando, enxaguando e retirando o excesso de água por centrifugação. Algumas máquinas mais modernas também secam a roupa com ar quente apos a lavagem. Podem ainda ter seu comando eletrônico ligado à uma rede de computadores, permitindo acompanhamento e comando pela Internet.

Curiosidades

  • Pequenos agricultores que trabalham com hidroponia (cultivo na água) costumam usar peças de máquinas de lavar roupa, como motores, bombas, timer e válvulas de controle de fluxo para automatizar equipamentos de irrigação, pelo baixo preço, facilidade de encontrar e confiabilidade mecânica.
  • No modo centrifugar o cilindro ou tambor chega a girar a mais de 1.000 rotações por minuto, gerando grande força centrifuga. Se a máquina estiver com pouca roupa dentro pode ficar excêntrica e apresentar grande vibração ou sair andando pelo chão. O correto é colocar uma quantidade de roupa próxima da capacidade máxima, e distribuir bem pelo cilindro. Máquinas mais modernas possuem contrapesos para compensar a vibração.
  • Excesso de sabão é prejudicial à bomba de água da máquina, que trabalha forçada com muita espuma, e prejudica o meio ambiente, por poluir a água.

Máquina de lavar roupas precisa de limpeza

Elas vivem cheias de água e sabão e por isso podem parecer estar sempre limpas. Mas, periodicamente, as lavadoras de roupas precisam de uma higienização interna. "É preciso retirar os restos de amaciante e de detergente que ficam impregnados", diz Marcelo Fischer, gerente-geral de tecnologia de lavanderia da Brastemp.

Basta pôr na máquina vazia cerca de meio litro de água sanitária e ligá-la no ciclo normal com nível de água alto. Repita o processo a cada dois meses.

Para a limpeza externa, Fischer recomenda apenas passar um pano com água e sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos ou à base de solventes.

Os filtros, que retêm os fiapos que se soltam das roupas, também devem ser limpos freqüentemente apenas com água.
Outra dica para manter a máquina em bom estado é usar a dosagem certa de amaciante e detergente -espuma em excesso só atrapalha. Escolha produtos de boa qualidade. "Produtos de má procedência podem entupir os componentes e deixar a máquina mais impregnada de gordura", diz Fischer.

Ele lembra ainda da necessidade de remover objetos (como moedas e clipes), de fechar os zíperes para evitar arranhar o cesto e de distribuir as peças uniformemente, com as mais volumosas no fundo.

Por último, há outra dica importante que só 20% dos consumidores levam em conta, diz Fischer: ler o manual de instruções. "Ele traz todos os passos para uma maior durabilidade."

* Os primeiros requesitos na escolha de uma maquina de lavar-roupa

  • * Economia
  • * Economia 2

A Máquina de lavar roupa !

Maquina de lavar roupa

Os primeiros requesitos na escolha de uma maquina de lavar-roupa.

Tipos

Marcas

Capacidade de roupa(Kg)

* Tampa na frente

Bosch/Continental

*5 Kg.

* * Tampa em cima

Tamanho

Brastemp

**9 Kg

Agua Quente/Fria

Centrifugação

Electrolux

**10,2kg

**9kg

**8kg

**7,5kg

**6kg

**5kg

*5kg

Dispenser para Sabão

Dispenser para Amaciante

Consul

**8kg

**6kg

**5kg

Dispenser para Alvejante

Sistema Seca-Rápido

LG

*10 Kg

Consumo energia

Tampa Vidro Temperado

Samsung

*10 Kg

Tampa de Plastico

* Estes dados são aproximados .

Economia

A máquina de lavar roupa representa cerca de 5% do consumo total de electricidade nas habitações .

A máquina de lavar roupa precisa de energia elétrica para as ações mecânicas (rotação do tambor, enxaguamento, bombas de circulação da água), e para o aquecimento da água através de uma resistência eléctrica.
Este aquecimento eléctrico da água representa 80 a 90% do consumo total de energia de um ciclo de lavagem. Por este motivo surgiram máquinas que têm a possibilidade de serem alimentadas com água quente provenientes de outros sistemas de aquecimento

(termoacumuladores a gás, caldeiras murais, painéis solares, etc.), permitindo reduzir o consumo eléctrico de forma significativa.

As máquinas mais recentes também dispõem de programas económicos, que permitem consumos de electricidade que podem chegar aos 40%.

A presença da etiqueta de eficiência energética nestes equipamentos é obrigatória .

Ao comprar uma máquina de lavar roupa, não só deve ter em atenção a eficiência energética, mas também as eficiências de lavagem, centrifugação . Só assim garante que tem um equipamento que é eficiente no uso da energia e nas suas funções.

Existem medidas que podem ser aplicadas para que se racionalize a utilização destes equipamentos, e que os seus consumos sejam menores:

· Ajustar a carga da máquina à capacidade útil indicada pelo fabricante de forma a não desperdiçar energia.

· A limpeza dos filtros é importante para que o consumo de electricidade não aumente com a utilização destes equipamentos.

· Grande parte da electricidade gasta numa lavagem é para aquecer a água. A utilização de programas a baixas temperaturas, diminui assim a fatura da electricidade, e a sua roupa vai ficar bem lavada.

· Se vai secar a roupa numa máquina de secar, centrifugue-a o melhor possível. Assim gasta muito menos energia ao secá-la, pois a secagem pela centrifugação é 70 vezes mais económica que a da máquina de secar. A rotação minima neste caso deve ser de 750 rpm.

· Se se coloca esta questão, não se esqueça: uma máquina de lavar e secar roupa tem uma eficiência de secagem menor que uma máquina só de secar roupa.

· O uso do programa suave, em vez do normal, faz com que o motor da máquina não tenha que trabalhar tanto, consumindo menos energia.

· Não misture roupas húmidas com uma carga que já esteja parcialmente seca.

· Se a sua máquina tem botões que permitem uma poupança de água e energia na lavagem, utilize-os.

Economia II

Lave, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.

Use a dose certa de sabão e amaciante de roupa especificados no manual, para evitar repetir operações de enxágüe.

Mantenha o filtro sempre limpo.

Aproveite a secagem natural.

Dicas - I

  • * Peso aproximado de roupa seca
  • * Etiquetas na roupa
  • * Simbolos nas Etiquetas
  • * Nível
  • * Excesso de espuma

Dicas para voce melhor utilizar
sua maquina de lavar roupa

Lavadoura de roupa

Peso aproximado de roupa seca

FRALDA............................................................. 50 grs

CUECA................................................................. 50
TOALHA DE MESA........................................... 60
FRONHA............................................................. 100
CAMISOLA ........................................................100
CAMISETA .........................................................100
TOALHA DE ROSTO ........................................150
CAMISA...............................................................180
PIJAMA............................................................... 400
TOALHA DE BANHO ........................................450
TOALHA DE MESA.......................................... 500
LENÇOL DE SOLTEIRO.................................... 500
LENÇOL DE CASAL .........................................700
MOLETON ADULTO........................................ 700
CALÇA DE BRIM ..............................................800
COLCHA DE SOLTEIRO ............................... 1.000
COLCHA DE CASAL ......................................1.300

Etiquetas na roupa

Verifique na etiqueta
• se a roupa é lavável em água (alguns artigos de lã, por exemplo, não são);
• se pode ser lavada em máquina;
• se pode ser lavada com alvejantes;
• escolha os produtos e tipos de lavagem adequados para cada tipo de roupa.

Simbolos nas Etiquetas

Etiquetas

Nível

Não, é bom colocar agua na maquina com balde pois o timer precisa contar o tempo de abastecimento de água para determinar os níveis complementares.

Caso seja utilizado o balde para colocar água, a lavadora poderá não realizar este complemento de água.

No caso do sabão em pó ou liquido, deve-se respeitar a quantidade recomendada pelo fabricando .

Excesso de espuma

a) Se a maquina de lavar transbordar por ter espuma demais, coloque uma pitada de sal de cozinha na agua que a espuma diminuirá...
b) Se você formou espuma demais ao lavar a roupa, disperse um pouco de talco para reduzi-la. O talco evitará que você tenha de deixar escoar a água e acrescentar mais água limpa.
Não deixe de seguir as instruções da máquina quanto ao uso correto na quantidade de sabão.

Dicas - II

  • * Dicas de uso
  • * DOSAGEM DE SABãO EM Pó DE BOA QUALIDADE
  • * Roupa é desbotável?
  • * As roupas brancas saem da máquina cinzentas
  • * Recomendações Importantes
  • * dica

Dicas para voce melhor utilizar
sua maquina de lavar roupa

lavadora de roupa

Dicas de uso

Antes de colocar a roupa na máquina:

- Coloque suas lingeries e tecidos delicados com elástico em sacos próprios para lavagem: assim suas roupas ficarão protegidas.

- Antes de lavar as roupas feche os botões e zíper. Assim suas roupas permanecerão conservadas por mais tempo.

- Reforce os botões demasiadamente frouxos, ou retire-os.

- Remova ganchos de cortinas e objetos dos bolsos (pregos, alfinetes, clips, parafusos, moedas,etc.). Eles podem causar sérios danos à lavadora e às roupas.

- É recomendável cerzir ou remendar as peças esgarçadas, bem como pregar zíperes, botões soltos antes de colocar as roupas na Lavadora.

- Para melhor desempenho da maquina, distribua uniformemente as suas roupas na centrífuga.

Dosagem de sabão em pó de boa qualidade

Dosagem recomendada

Para conseguir os melhores resultados na sua lavagem, é importante usar a quantidade adequada de sabão.
Se não utilizar sabão suficiente, as roupas não serão lavadas da forma correta e podem produzir resíduos de sujeira que danificam sua máquina de lavar.
Se utilizar sabão em excesso, além do desperdício, aumenta-se o risco da formação de muita espuma, prejudicando o enxágüe correto das roupas.

Na máquina:

# 1 dosador para sujeira normal
# 1 1/2 dosador para sujeira mais pesada
# (1 dosador = 100 g de sabão em pó = 1 copo tipo americano)

No balde:

# 1 litro - usar 1 colher de sopa
# 10 litros - usar 10 colheres de sopa

Roupa é desbotável?

Dica
  • Roupa Manchada na Máquina

    Se você não prestou atenção e misturou peças escuras com alguma roupa clara e quando abriu a máquina viu o triste resultado.

    Aqui esta uma tentativa de solução:
    Não deixe a peça manchada secar. Ponha numa panela com água e sabão em pó e dê uma fervida , rápida...

Para verificar se uma roupa é desbotável, faça o teste abaixo, seguindo passo a passo as instruções:
1. Umedeça um pedaço da roupa, de preferência a bainha.
2. Coloque um tecido branco (para teste, que possa ser manchado) sobre o tecido colorido que foi umedecido e passe-o com ferro quente.
3. Se a cor do tecido colorido impregnar o tecido branco, quer dizer que ele manchará outras roupas que sejam lavadas juntas. Lave-o separadamente com água fria e sem deixar de molho e, em seguida, enxágüe-o e deixe-o secar à sombra.

As roupas brancas saem da máquina cinzentas

As peças têm um aspecto opaco ou sujo.
- Tratamento
Volte a lavar a peça utilizando um detergente em pó de qualidade.
- Causa
Não foi utilizado um bom detergente em quantidade suficiente.
A água estava muito fria.
A lavadora estava sobrecarregada, impedindo que a roupa recebesse a agitação adequada.
- Prevenção
Use a dose correta de um bom detergente.
Lave as peças muito sujas na máxima temperatura recomendada na etiqueta da peça.
Caso o lote seja misto, a temperatura deve ser a mais baixa da recomendada para as peças.
Para conseguir os melhores resultados, não sobrecarregue a lavadora, pois isto reduz a capacidade de limpeza do detergente.

Instalação e Manutenção - I

  • * Instalação
  • * Segurança
  • * Durabilidade

Dicas para a instalação de sua
maquina de lavar roupa !

Lava roupas

Instalação

Para instalar uma máquina de lavar sem chamar um técnico ou bombeiro é necessário ler o manual do fabricante.

- Nunca conecte ou desconecte o plugue com as mãos molhadas, para evitar uma descarga elétrica.

- Instale a lavadora em lugar plano e nivelado, com os pés apoiados no chão. E também, onde não haja exposição aos raios solares ou chuva.

- É necessário disponibilizar o local com ponto de tomada de água, energia e de drenagem de água (esgoto) a uma distância máxima de 0,5 metro da lavadora

- O ponto de drenagem tem que estar a uma altura do piso entre 60 e 90 cm.

Então a parede onde deverá ser instalada deverá ter três coisas:

1 - Um cano de 3/4, água que alimentará a máquina.

2 - Um cano de no mínimo 40 mm para a saída da água .

3 - Uma tomada elétrica (de preferência com um disjuntor exclusivo) capacitada para fornecer a energia necessária ao funcionamento da máquina, com fio terra.

As ligações se fazem de maneira simples, mas levando sempre em conta as necessidades do aparelho.

Mangueira de entrada de água:
Rosquei-a na torneira apertando o suficiente para não haver vazamento de água.
Abra a torneira e verifique se há vazamento nas extremidades. Caso isso ocorra, reaperte as conexões e se necessário, utilize o veda rosca.

Mangueira de saída de água:
Para instalar a mangueira de saída de água da sua lavadora, você pode instalar no tanque ou em cano de escoamento exclusivo.

O cano de saída da água deve ser largo o suficiente para que a bomba da máquina não faça grande esforço na hora de retirar a água e nem que esta volte...(normalmente uma polegada é suficiente, mas depende de curvas, da facilidade de escoamento etc.).

Para instalar a mangueira de escoamento no tanque, esta deve estar entre 0,85m e 1,20m de altura, para que a água seja escoada corretamente. Após isso, encaixe a extremidade da mangueira na borda do tanque.

O cano de entrada da água pode ser de 3/4 de polegada.

Siga sempre as indicações sugeridas no manual da máquina pelo seu fabricante. Pode ser que sua maquina necessite de tubulações com medidas diferentes das que são sugeridas aqui !

Plástico protetor

Retire o plástico protetor que envolve o gabinete. Com o uso, o plástico poderá ressecar e dificultar a sua remoção.
Além disso, ao contrario do que se pensa pode favorecer o aparecimento de ponto de ferrugem do gabinete, devido a umidade acumulada entre a película e o gabinete.

Segurança

Se não houver um registro no local de instalação da máquina, é melhor colocar um entre o cano da parede e a mangueira da entrada de água da máquina.
Em caso de emergência o desligamento da energia e o fechamento do registro deverão ser os primeiros a serem acionados.

Manutenção I

  • * Limpeza
  • * Por que usar o aço inox em lavadoras de roupas?
  • * Como manter limpos os componentes de aço inox

Dicas para a manutenção de sua
maquina de lavar roupa !

Enxaguar
Limpeza

Para a limpeza interna, despeje na máquina 1/2 litro de alvejante (água sanitária), selecione a programação mais completa e coloque para funcionar. Esta operação pode ser feita de dois em dois meses.

A limpeza externa pode ser efetuada com um pano úmido em água morna e sabão neutro não abrasivo.

Após a limpeza, enxague com um pano úmido em agua limpa e seque.

Para lavadoras Consul :

A cada 2 meses, faça a limpeza interna da Lavadora seguindo os 4 passos abaixo:
1. Certifique-se de que não exista nenhuma peça de roupa no interior da Lavadora.
2. Coloque 1/2 litro de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto.
3. Faça a seguinte seleção no painel:
a) Posicione o seletor do nível de água no nível 4 de água;
b) Selecione o programa de lavagem “Pouco Suja”
c) Acione o botão Liga/Desliga;
4. Deixe a Lavadora realizar o programa completo de lavagem.

Para não danificar e aumentar a vida útil da sua Lavadora:
• Limpe o vidro da tampa semanalmente, evitando acúmulo de resíduos. Nunca utilize limpavidros para não danificar o material utilizado na Lavadora;
• Use sabão neutro, aplicado com esponja ou pano macio. Nunca utilize álcool, removedores ou substâncias abrasivas, principalmente na tampa, pois poderá ocorrer uma reação química, danificando a Lavadora;

Por que usar o aço inox em lavadoras de roupas?

O aço inox é utilizado, principalmente, nos cestos das modernas lavadoras e oferece inúmeras vantagens aos seus proprietários:

além da alta resistência à água, sabões, detergentes, alvejantes, amaciantes etc, o aço inox garante a superfície lisa e livre de trincas e rebarbas, evitando a deterioração dos tecidos em geral no processo de lavagem, causada por superfícies irregulares.

Evita, também, danos que zíperes, moedas, botões, chaves, pregos e objetos do gênero, em alta velocidade na máquina, fatalmente causariam aos cestos fabricados com materiais revestidos.

Como manter limpos os componentes de aço inox da lavadora de roupas?

A freqüente exposição dos cestos das lavadoras à água e ao detergente, elimina qualquer necessidade de limpeza.
No caso de alguma coisa ser inadvertidamente derramada dentro das unidades, a esponja de náilon ou o pano macio com sabão ou detergente serão suficientes para a limpeza completa.

Lava roupas

Manutenção II

  • * Limpeza da Tela-Filtro da Mangueira
  • * durabilidade
  • * Recomendações Importantes
  • * links: fabricantes

Dicas para a manutenção de sua
maquina de lavar roupa !

Enxaguar
Limpeza da Tela-Filtro da Mangueira

mangueira

Durabilidade

Para manter uma máquina de lavar por muito tempo deve-se fazer o seguinte:

1 - Ter a máquina bem equilibrada, nivelada (o nivelamento pode ser feito com um "nível de bolha" colocado em cima da maquina).
Se necessário regular a altura dos pés de acordo com a indicação da bolha, nos dois sentidos (horizontal e vertical), de forma a ficar equilibrado.

2 - Não deixe a máquina vibrar, se preciso coloque calços de borracha em baixo dos "pés".

3 - Ter sempre bem conectado o fio terra.

4 - Manter a máquina aberta por algum tempo depois de usada para que possa secar.

5 - Caso sua máquina não tenha filtro específico, usar "catadores de pelos" de plástico evitando assim entupimentos, o que força o motor.

6 - Usar água de boa qualidade.(não calcária).

7 - Seguir as recomendações do fabricante, inclusive aquela que se refere á quantidade máxima de roupa a lavar..

Recomendações Importantes :

Lave somente tecidos que permitam o uso em lavadoras seguindo as instruções indicadas nas etiquetas das roupas.

Selecione as peças de roupa de acordo com o tipo de tecido, cor e grau de sujeira, seguindo a tabela recomendada.

Roupas brancas e coloridas devem ser lavadas separadamente para evitar transferência de corantes entre as peças, manchando-as.

Para melhor resultado, distribua as peças de maneira uniforme e soltas ao redor do agitador, com as peças mais volumosas sempre embaixo.

Não use produtos químicos próprios para lavagem a seco.

Use sabão em pó ou líquido de boa qualidade, na quantidade recomendada pelo fabricante.

Dissolva o sabão conforme especificado pelo fabricante.

Siga as instruções de lavar das etiquetas das confecções.

Punhos e colarinhos de camisas que acumulam sujeira facilmente, devem ser pré-lavados à mão, antes de irem para a Lavadora.

Cada tipo de tecido requer uma forma diferente de lavar, secar e passar.

Procure utilizar a Lavadora sempre com a carga completa.

Utilize sempre a quantidade correta de água suficiente para deixar as roupas submersas e movimentando-se livremente.

Para uma lavagem mais homogênea, pequenas peças devem ser lavadas dentro de fronhas ou sacos apropriados.

Roupas de lã devem ser sempre lavadas separadamente e em água fria.

Nenhum comentário:

Histórico do Blog.

Sou assim

São Luís, Maranhão, Brazil